terça-feira, junho 28, 2005

Tradição perdida

Ontem fomos à FIA. Todos os anos gosto de ver na FIL o artesanato que se vai mostrar ao público.Em primeiro lugar já por lá se vê muito não-artesanato, o que me desgosta profundamente.
No entanto,tendo bons pés para andar e vontade de procurar ainda conseguimos encontrar muitas coisas bonitas hand-made e com muita qualidade.
Gostei do primeiro pavilhão, só com produtos nossos e conseguimos encontrar alguns artesãos a trabalhar:um oleiro com a sua roda girada com os pés que fazia objectos em barro e uma senhora que fazia bilros com uma agilidade estonteante e que explicou que a tira que fazia (com uma largura de talvez 12 cm) crescia cerca de 10cm ao fim de oito horas de trabalho...que dedicação e paciência com os cerca de 100 bilros que manuseava

E eis que encontrámos, além de vários teares montados, uma senhora que fiava numa roda pura lã de ovelha .Que bom foi sentir nas mãos a lã ainda por lavar e cheia de lanolina, vê-la ser cardada e a seguir fiada na roda! Quase que ficámos por ali, eu e a minha amiga Paula Cristina que é tão apaixonada como eu por fiação manual e tricot!
Lembrei-me de mostrar aqui uma fotografia que tenho de uma senhora a fiar o linho, no norte de Portugal,por que também encontrámos para venda rocas e fusos de linho que comprámos logo(também dá para fiar lã mas este tipo de fuso funciona melhor com o linho, que "pede" fio mais fino).

Sem comentários: