terça-feira, junho 28, 2005

Fuso de linho com lã?

Esta roca e este fuso, como abaixo se lerá,foram ontem comprados na FIl.Acho que estavam para venda mais como objectos decorativos, mas o que é facto é que funcionam muito bem.

Nas nossas deambulações pela Feira de Artesanato ainda encontrámos outra artesã com uma roda de fiar (que pena ter-me esquecido da máquina fotográfica!) que fiava lã já tratada, como as minhas, e ensina, em cursos que promove, a tingir a lã com pigmentos naturais. A própria lã que tem provém de uma Quinta PORTUGUESA que pratica Agricultura Biológica.É a Fátima Rodrigues e vive em Sintra, onde ensina. Trocámos contactos e já estamos a pensar quando é que vamos a um curso destes.


Quanto ao outro pavilhão onde se apresentam artesãos de fora do país, francamente que desilusão! Música estridente talvez com a intenção de captar compradores, mas quase nada de instrumentos tradicionais. Uma cacofonia de cassetes que berravam não sei o quê.E quanto a artesanato, pouco.
Este ano usam-se muito as missangas. Vimos muitas mas ou eram de plástico e feitas em série em máquinas industriais ou então eram de boa qualidade mas a preços loucos (tipo cinco missangas 1 euro, calculem!)

Pois é. Temos mesmo e com muito orgulho é que dar os nossos parabéns aos NOSSOS ARTESÃOS!

Sem comentários: